Se organizando financeiramente

Se organizar financeiramente é extremamente importante, lá em casa fomos ensinadas desde cedo sobre isso. Lembro de uma reunião familiar que minha mãe fez várias notas de diferentes valores de papel e nos ensinou a fazer um orçamento, que precisamos dar prioridade para pagar o dízimo e depois as contas mais importantes, e que nunca podemos gastar mais do que temos. Ensinamentos de ouro!

Desde que casamos eu acompanho as finanças, mas meu marido que organiza. Como ele já vinha pedindo, esse ano eu vou cuidar dessa parte. Então eu fiz um orçamento no word, nós usávamos um caderninho, mas achei que assim ficou mais organizado e achei interessante para quem também quer começar a se organizar financeiramente.

Orçamento QCQC

Eu não sou um apessoa muito digital, consigo me organizar muito melhor manualmente. Então, é só imprimir e anotar os gastos mensalmente. A primeira tabela é dos gastos mensais, e além de somar o que gastei no mês, no fim do ano, vou poder saber quanto gastei no ano. A segunda é um checklist, coloco a data de vencimento, pra não perder os prazos e dou um check✔ nas contas já pagas, para ter um controle e não esquecer nenhuma. A terceira tabela é uma para cada mês, além das nossas contas fixas, sempre tem os extras, vou anotando tudo aí, o que foi, a data que gastei e o valor, e no fim coloco na primeira tabela o valor total nos Outros.

Outra dica, essa usamos desde que casamos, é uma pasta daquela sanfonada com 12 divisória (uma para cada mês), das pequenas mesmo, vai colocando as faturas de cada mês numa divisória, assim ficam todas organizadas, quando precisar de alguma já sabe onde encontrar.

Vou deixar disponível aqui: Orçamento QCQC para quem quiser, está com minhas despesas, mas é só clicar em ‘Habilitar Edição’ (numa tarja amarela em cima do documento) e personalizar. Se por acaso usar e estiver funcionando, me diz aqui, vou ficar feliz em saber! 🙂

Não deixe de se inscrever na fanpage do QCQC: Aqui!

Beijinhos!

-Nathaly Melo

11 comentários em “Se organizando financeiramente

    1. Eu adoro me organizar, mas sou péssima pra continuar meus projetos de organização, por isso estou sempre tentando coisas novas, um dia eu tenho que me adaptar com algum método. Já fiz a planilha manualmente porque acho mais fácil de lembrar, tendo ela sempre a mão. Já percebi que digital não funciona pra mim.. Tente mesmo! Um dia a gente consegue! ehehe 🙂
      Beijos, Francielle!

Deixe um comentário

