Dicas para apartamentos realmente pequenos

Um dos motivos de criar o blog era dar dicas para apartamentos realmente pequenos. Quando estava montando o meu achei difícil encontrar inspirações para apartamentos que fossem pequenos de verdade. Então vou abrir as portas do meu próprio apertamento para dar algumas dicas pra vocês!

Primeiramente quero dizer nosso apartamento não foi planejado por profissionais e as dicas também não são profissionais, são de uma garota que planejou seu próprio apartamento com seu marido e elaborou esse texto à partir de alguns conhecimentos técnicos e principalmente de experiência própria.

2014-02-05 11.49.37

E a primeira dica é aproveite todas as paredes, onde der, coloque armário! Quando morávamos de aluguel, tínhamos um armário bem pequeno pra cozinha, era estressante, decidi que quando fossemos para o nosso apê eu ia encher de armário, não queria nem saber de espaço pra passar, só queria ter onde guardar minhas coisas. Na minha cozinha onde tem parede tem armário! Mas lembre-se que com muitos armários ela pode ficar muito fechada, então utilize cores claras. Se quiser uma cor mais escura, coloque em alguns detalhes, em algumas portas. E para poder aproveitar bem o espaço guarde uma graninha para os móveis planejados. Assim eles serão do tamanho exato das suas paredes. Mandamos fazer até nossa mesa de jantar.

2014-02-05 11.53.42

Se houver opção, opte por uma cozinha americana. Ela deixa o ambiente mais aberto, dá sensação de maior e mais espaçoso, principalmente se a sala for um vão como a minha, entrei num apartamento igual ao meu, sendo que com a cozinha normal, me senti sufocada. Para dividir os ambientes use armários.

PicMonkey Collage

Lembrando que com cozinha americana a pia deve estar sempre limpa e organizada, quando a cozinha tá bagunçada parece que a sala inteira está também.

Utilize cores claras, cores escuras darão a sensação de estar te engolindo, as claras vão abrir mais o ambiente, não só as paredes, mas os móveis também. Apesar da nossa sala ter cor escura, um cardo uva (um roxo quase berinjela), mas como a cozinha é americana e temos um espelho em cima da mesa e um quadro grande (que está pra chegar) em cima do sofá ela não aparece tanto. E era meu sonho ter a sala dessa cor. Utilize espelhos, eles ampliam o ambiente.

2014-02-05 11.50.52

Se a sua casa é pequena tenha móveis em tamanho e quantidade proporcionais à ela. Não adianta colocar um sofá de três lugares e ainda um centro entre o sofá e o rack, por que coube, mas você tem que passar de lado com muito cuidado. Móveis muito grandes em casa pequena vão dar a sensação de que a casa é menor ainda, ela precisa estar mais livre, do mesmo jeito ao contrário, se você põe uma mesa de quatro lugares numa sala ideal para uma mesa de oito ela vai parecer maior e vazia. Não faça isso, assuma o tamanho da sua casa!

Se cada coisa tiver seu lugar fica mais fácil manter a casa linda e organizada!

Como já disse no início eu e meu amor que planejamos nosso apartamento e o marceneiro tirou do papel. Ainda não está pronto, falta principalmente decoração, mas acho que fizemos um ótimo trabalho. O que vocês acham?

Espero que essas dicas possam ajudar! 🙂

Beijinhos!

-Nathaly Melo

20 comentários em “Dicas para apartamentos realmente pequenos

  1. “In love” por sua sala!rsrsrs É muito fofa e lindaaa! Ótimas dicas, também estou pensando em colocar um espelho na minha sala(da minha futura casa) a sala é bem pequena e vai dá a impressão de que é maior mesmo! Beijos! Ah! Faça um post quando o quadro chegar!rs

Deixe um comentário

