Diário de acampamento das moças 2015

Olá gentee!

O post de hoje vai ser completamente diferente. Quem me acompanha a mais tempo sabe que sou “mórmon” (frequento A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) e na época de Carnaval costumamos fazer um acampamento, um retiro, para os jovens e como sou segunda conselheira das moças da estaca, quer dizer que esse ano fui uma das responsáveis por esse acampamento. Foi muito legal, todas as moças amaram, gostaria de ajudar outras líderes (como muitos blogs nos ajudaram) e compartilhar algumas ideias que fizemos. Então eu vou avisar que vou falar como se todos tivessem me entendendo, é possível que alguém aí do outro lado se sinta um pouco perdido.. Se tiver algum interesse ou dúvida me pergunte nos comentários que terei o prazer de responder, por que se eu ficar explicando cada coisinha o post vai ficar ainda mais gigantesco, entendem? Mas para compensar e agradar a vocês que esse post vai parecer japonês, vai ter outro post logo após esse, volte logo! 😉

Vamos lá…

líderes acampamento

  • Sobre a preparação:

Não sei como acontece o acampamento na região de vocês, mas aqui em Maceió as líderes da ala costumam ir e cuidar das suas moças, mas no ano passado teve o primeiro FSY aqui e abriu nossas mentes para algumas mudanças. O local que alugamos tinha 6 chalés, então chamamos 7 líderes e não dividimos as moças por ala (até por que temos 11 alas) e sim por grupos identificados por cores. (Um chalé ficou com duas líderes, pois havia uma moça surda e uma líder que sabe libras precisava dar uma atenção especial a essa moça para ajudá-la a interagir). Outra coisa que foi ótimo foi proibir levar celular ou qualquer outro aparelho eletrônico, o único liberado foi a câmera fotográfica. No início houve muita resistência sobre as regras, mas no fim no fogo do conselho, todas agradeceram e disseram que foi ótimo, pois puderam fazer novas amizades.

Outra coisa que nos baseamos no FSY foram as devocionais. Antes de dormir a líder dava uma devocional (com 4 temas que escolhemos: Serviço, Templo, Mídia e Escrituras) em seus quartos (e incentivava as moças a escreverem no diário) e elas designavam uma moça para dar a devocional da manhã (para essa usamos os cartazes da A Liahona de janeiro 2015 do tema da mutual, uma para cada dia) e estudavam as escrituras juntas.

cartaz a liahona tema da mutual

Fizemos 5 treinamentos antes do acampamento com elas para passar a programação, saber sobre as devocionais e andamento da preparação delas, elas também levaram várias coisas para decorar o quarto (levamos elas no local na sexta feira para quando as moças chegassem estivesse tudo pronto), ficou cada quarto mais lindo que outro, elas também fizeram lembrancinhas para cada devocional. A gente brincava que as líderes estavam mais ansiosas e animadas que as moças. Percebemos que se esforçaram muito e somos muito gratas por isso. Toda noite, depois da devocional, passávamos com o beijinho de boa noite e as líderes se encontravam para uma breve reunião para fazer um feedback do dia.

Para que todas as moças chegassem na mesma hora, alugamos um ônibus que saiu da capela. Quando elas chegavam iam recebendo uma pulseira da cor do grupo delas (os grupos foram formados por um sorteio de acordo com a faixa etária. Foram dois grupos de 12-13, dois de 14-16, e dois de 15-17 anos). E só quando elas chegaram no local que apresentamos suas líderes e receberam seus crachás. Preparamos um kit que foi entregue no primeiro dia: uma bolsinha que mandamos fazer e dentro tinha um diário que decoramos e uma caneta que colocamos um papelzinho dentro.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

diario acampamento moças 2015
Arte do diário
  • Sobre a decoração:

Cada líder decorou seu quarto e os pontos focais externos foram:

uma mesa linda com o tema marítimo;

embarque ó vós que embaracaisdecoração mesa acampamento

um barco que montamos com o tema da mutual (modéstia parte, eu que desenhei e e pintei as velas, não ficou lindo?);

tema da mutual 2015

e uma “árvore da vida”/”árvore genealógica” (que serviu para algumas atividades).

árvore da vidaárvore da vida noite

  • Sobre a programação:

No sábado fizemos um serão e convidamos uma irmã para falar para as moças se baseando no discurso “Fiquem no Barco e Segurem-se!”, do Élder M. Russell Ballard (A Liahona Outubro de 2014)

No domingo teve a reunião sacramental de manhã. De tarde fizemos uma atividade nomeada de: “Tempo de Preparação”, dividimos as moças por classes e cada uma da presidência falou para uma classe, sobre temas de interesse da fase que estão vivendo. Abelhinhas: amizade; Meninas moças: preparação para o namoro, saber esperar; Lauréis: preparação para o futuro (casamento e estudos).

Cada uma preparou seu treinamento e o meu foi para as abelhinhas sobre amizades. Resuminho: Eu chamei de “Árvore da Amizade”. Elas começaram fazendo uma listinha de características de um bom amigo, depois perguntei se elas tinham essas características, “para termos bons amigos, precisamos ser bons amigos!”. Conversamos um pouco, expliquei para elas a importância das boas amizades e comparei com uma árvore: O caule somos nós, quando somos regados com carinho, atenção.. as raízes crescem (amor, lealdade..) e ficam mais fortes, assim também crescem as folhas que são nossos amigos… Eu fui falando e desenhando. Depois fizemos uma dinâmica (sabe aquelas árvores que têm sido muito usadas em casamentos com digitais dos convidados?), eu fiz a árvore da amizade, pintei os caules em casa (com a ajuda do meu marido, obrigada, amor)

atividade arvore da amizade

De noite fizemos uma atividade muito show sobre história da família: “Embarque em Busca de suas Origens”. (Demos uma designação previamente para que as moças levassem uma foto de um membro da família falecido). Primeiro foi falado um pouco sobre as gerações passadas e como elas são importantes para nós, a importância de buscar nossos antepassados. Num segundo momento as moças que levaram as fotos, colaram a foto num papel e foi uma a uma amarrar naquela árvore que decoramos (e claro que nem todas levaram, então quem não levou foto, colocou o nome no papel), montando uma “árvore genealógica” (tiramos essa ideia desse vídeo: Find Our Cousins). A árvore ficou belíssima!!! No fim cada uma recebeu aquele livreto “Minha Família” e um templo (que pegamos o molde no inkablinka, um blog gringo com ideias maravilhosas) com uma moedinha de chocolate, simbolizando nosso parente como um tesouro.

atividade embarque em busca de suas origens

atividade árvore genealógica

Na segunda de manhã fizemos uma gincana, pegamos ideias de brincadeiras aleatórias legais na internet, e para que não houvesse só um vencedor não contamos pontos, cada brincadeira um grupo poderia vencer.

gincana acampamento moças

A tarde foi da “Embeleze”, fizeram cabelo, unhas, maquiagem,  foi legal ver umas arrumando as outras para a noite familiar e baile que aconteceu de noite no acampamento dos rapazes. O baile foi ótimo, os rapazes receberam as moças com um tapete vermelho cheio de pétalas de rosas e enquanto elas passavam eles batiam palmas, foi lindo, todos se comportaram e nos divertimos muito.

embeleze baile baile orm

No dia seguinte fizemos um caça ao tesouro bem legal (eu que criei, mas eu só tinha feito à mão e infelizmente eu perdi o papel não sei se lá mesmo desmontando o acampamento ou na mudança de casa 😦 ). Depois do jantar teve o show de talentos, foi muito divertido, passamos essa informação nos treinamentos para as líderes levarem sugestões, mas elas só tiveram a terça para decidir e se preparar, então não foi nada muito elaborado e essa foi a graça e diversão das apresentações, todas ficaram ótimas, dois grupos fizeram o resumo do acampamento, ficou muito engraçado!!!

Depois do show de talentos foi aquele “chororoo” do fogo do conselho ao redor da fogueira e realmente foi uma delícia, ouvimos testemunhos lindos e espirituais, ver como todas criaram vínculos e novas amizades, foi lindo!!

fogo do conselho

Na quarta feira tínhamos preparado um baita encerramento, mas aconteceu de cair um toró absurdo na madrugada e não deu pra fazer, mas foi maravilhoso e espiritual mesmo assim. Mas vou contar como seria: pensamos cuidadosamente e rodamos várias vezes no centro atrás de algo para embalar as lembrancinhas para que lembrasse um fruto branco (e que fosse barato, claro), íamos pendurar na árvore e cada uma ia buscar o seu. A liderança ia ficar vestida de branco ao redor da árvore, ia ser lindo! Mas tudo bem! Também no último desjejum fizemos uma mesa bem legal, decoradinha, ficou bem legal!

SAMSUNG CAMERA PICTURES

As lembrancinhas foi uma gargantilha com uma âncora e uma trufa para simbolizar o doce do fruto.

encerramento acampamento

lembrancinha acampamento

-Como elas não puderam levar celular e muitas não tinham câmera fotográfica, nós líderes ficamos tirando várias fotos, depois juntamos tudo e colocamos no Facebook das moças da estaca, assim elas não ficaram sem fotos. E eu postava fotos no Instagram para dar sinal de vida ao mundo! hehe

-Passamos o número da liderança que estaria lá para os líderes e pais, então quando eles queriam falar com seus filhos era só nos ligar que passávamos para eles. Muitas mães também me mandaram mensagem no WhatsApp, daí eu mandava mensagens de voz e fotos.

E esse foi o nosso acampamento! Algumas atividades e ideias de decoração ainda podem ser usadas no decorrer do ano baseado no tema da mutual.

Obrigada se você teve paciência de ler até o fim. E se ficou alguma dúvida é só perguntar! 🙂

  

Beijinhos!

-Nathaly Melo

Anúncios

9 comentários em “Diário de acampamento das moças 2015

  1. Boa noite irmã!
    Que lindo tudo. Sou presidente das Moças em Rio Grande e me chamou muita atenção o barco, ficou lindooooo!!!estouo a procura das imagens das velas. Voce fez a olho nu? ou achou em algum lugar?já virei tudo e não acho as imagens independentes das velas. se puderes me ajudar fico muito grata. Bjs Lihara Piccini

    1. Boa noite, Lihara!
      Muito obrigada, deu um trabalhão pra fazer, fico feliz que gostou! 🙂
      Eu fiz a olho nu mesmo.. Desenhei num papel, que daí dava para apagar quando errava, depois passei para o tecido com papel carbono e pintei.
      Não sei se isso ajudou muito, também não sei onde você pode encontrar :/
      Beijos!

  2. Nathaly,

    Busquei em muitos blogs por decorações para uma grande atividade com a ORM, adorei sua postagem e os detalhes dessa decoração são de arrasar!
    Posso dizer que apenas vendo essas fotos já sinto o Espírito, a união e também a gratidão dos jovens ao participarem de atividades como essa.

    Ah, vc postou o “molde” do templo? =)

    Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s